Jornalismo
GRANDES NOMES DO JORNALISMO MUSICAL SE
REÚNEM EM CURSO ON-LINE
foto de divulgação
No curso “Quem é
que vai ler isso?”, os renomados profissionais ensinam como ser um jornalista
musical nos tempos do streaming
Como
transformar festivais, álbuns e músicas em conteúdo? Como levar sua reportagem
para além do texto, produzindo vídeos, podcasts e entrevistas? Como se
relacionar com artistas, gravadoras/selos, empresários e assessores?
Essas
e outras questões serão abordadas no curso “Quem é que vai ler isso?”, que será
ministrado por cinco renomados jornalistas e críticos musicais: Adriana da
Barros, Braulio Lorentz, Pedro Só, Sergio Martins e Silvio Essinger. Com
passagens pelas principais redações do Brasil, eles resolveram elaborar um
curso para ensinar, na teoria e na prática, como ser jornalista musical nos
tempos do streaming.
Realizado
entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021, sempre às 19h30, o curso "Quem é
que vai ler isso?" contará com cinco aulas ao vivo e online, com duração
de três horas cada.
As
aulas, que contarão com a participação dos alunos, são destinadas a fãs de
música, estudantes e jornalistas em busca de especialização. Para inscrição
acessão o link: https://www.sympla.com.br/quem-e-que-vai-ler-isso-jornalismo-musical-nos-tempos-do-streaming-teoria-e-pratica__1085002
CONTEÚDOS
ABORDADOS:
ADRIANA
DE BARROS (Cobertura de eventos e edição)
• Como planejar a cobertura de festivais
no Brasil e exterior
• Budget, logística, pré-pautas, pautas,
pautas de oportunidades, reportagem in loco, retornos na redação, audiência,
uso das redes sociais em coberturas e cobertura foto gráfica
• Vale a pena enviar reportagem para o
exterior? Usar frilas fora do Brasil? Quando enviar um repórter ou usar um
local?
• Relacionamento com artistas, gravadoras
e selos, produtores, assessores e empresário. Como construir fontes?
BRAULIO
LORENTZ (Pautas e podcasts)
• Jornalismo musical e cultural: a busca
por relevância na era do streaming
• Aprendendo com os melhores: exemplos de
revistas e de manuais de escrita
• Paradas de sucessos e reportagens sobre
nova tendências: mudanças de 2010 a 2020
• Produção, locução e edição de podcasts e
reportagens multimídia
PEDRO
SÓ (Crítica e edição)
• Jornalismo musical e crítica em
transformação: Papel histórico e formas/formatos; como e por quem foi escrita a
história da música no Brasil; e pautar para produzir conhecimento
• Texto criativo em jornalismo cultura: Os
desafios da originalidade/autoralidade; e guerra aos clichês/precisamos de
novos clichês.
SÉRGIO
MARTINS (Entrevista e reportagem)
• A arte de preparar uma pauta. Como
transformar a entrevista saborosa para o entrevistado e para o entrevistador
• Perguntar não ofende? Como fazer uma
pergunta de interesse geral, ainda que ela possa colocar o entrevistado numa
situação desconfortável
• A entrevista é por telefone e dura
apenas dez minutos? Como fazer a conversa render
• A importância de ter uma boa rede de
fontes e informantes
• A necessidade de uma boa pré-apuração:
como arrumar assuntos e personagens que vão além da agenda e do trivial
• Imagem vale tanto quanto o texto. Quando
você tem de usar a criatividade para produzir fotos que vão além do trivial
• Como escolher os personagens que farão
parte da matéria e a difícil arte de cortar alguns dos entrevistados para
respeitar a paginação da revista.
• Pense grande: como levar sua reportagem
para além do texto, produzindo vídeos, podcasts e entrevistas.
SILVIO
ESSINGER (Pauta, reportagem, livros)
• A arte de (e a técnica para) descobrir e
formatar um assunto digno de virar matéria
• Pesquisa e pré-apuração: os caminhos
para impressionar seus entrevistados e leitores
• Tanta informação, tão pouco espaço e
tempo: os segredos da escrita profissional (porque, afinal, queremos ser lidos)
• Planejamento de uma reportagem de fôlego
ou como escrever (e publicar) o seu livro
Adriana de Barros é colunista de música do Terra, apresentadora do Educa Podcast e integrante do programa Morde & Assopra, da rádio Energia 97 de São Paulo (97,7 FM). Atuou 20 anos na área de Entretenimento do UOL, com coordenação de coberturas de grandes festivais nacionais e internacionais e do Carnaval. É jurada de música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow e foi curadora do edital da Natura Musical. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2 em 2019.
Braulio
Lorentz
é editor de Pop & Arte, editoria de cultura do G1, desde 2011. Apresenta,
produz e edita o G1 Ouviu, o podcast de música mais ouvido no Brasil. Na TV,
faz participações na GloboNews e na TV Globo, falando sobre cultura pop. Foi um
dos editores da edição brasileira da "Billboard" e repórter do
Caderno B, do Jornal do Brasil, do site Virgula e dos cadernos jovens da Folha
(Folhateen) e Estado de Minas (Drops). Também escreveu para as revistas OutraCoisa,
Placar e Laboratório Pop. Fundou o projeto Pílula Pop, aprovado nas Leis
Federal e Estadual de incentivo à cultura.
Pedro
Só é
jornalista, crítico musical, roteirista e redator criativo (copywriter). Foi
editor-chefe de Bizz e Billboard Brasil, diretor de conteúdo da Usina do Som
(referência e experiência pioneira em streaming musical no Brasil),
redator-chefe da VIP, repórter e colunista de Jornal do Brasil e O Dia,
editor-assistente do Segundo Caderno de O Globo. É autor dos livros 1985 – O
ano em que o Brasil recomeçou e 1973 – O ano que reinventou a MPB, e, entre
outros trabalhos como roteirista, codirigiu o documentário Febre de Funk.Também
foi editor-executivo do Globoesporte.com durante seis anos.
Sérgio
Martins
passou pela redação dos jornais Notícias Populares, da revista BIZZ, Época e
VEJA. Colaborou com os cadernos Ilustrada, da Folha de S. Paulo, Caderno 2, de
O Estado de S. Paulo, e Divirta-se, do Jornal da Tarde. É ainda um dos poucos
jornalistas brasileiros a assinar uma reportagem na revista TIME - Beyond Bossa
Nova, um perfil do cantor e compositor Max de Castro. Atualmente apresenta o
programa de entrevistas Instalive com Sérgio Martins, transmitido de segunda a
quarta às 19h no Instagram smartinz15, e o podcast Sociedade Secreta, ao lado de
Marcos Hermes e Fabiana Lian.
Silvio
Essinger
é jornalista e escritor. É repórter e crítico do Segundo Caderno do jornal O
Globo. Trabalhou no Jornal do Brasil e na revista Manchete. Foi editor do site
Cliquemusic. Colaborou com as revistas Billboard, Vizoo, Veja Rio, Trip, Vogue
RG, Personnalité, Outracoisa, Bizz, Oi, entre outras. Na TV Globo, trabalhou em
Por Toda Minha Vida e Domingão do Faustão. Silvio é autor dos livros Batidão:
Uma História do Funk, Punk: Anarquia Planetária e a Cena Brasileira e Almanaque
Anos 90. Participou do livro de ensaios Canções do Rio e organizou o Baú do
Raul Revirado.
Postar um comentário