BLOCO DO PEDAL - SÁBADO (15/02) - 13hs às 18hs - Praça Rosa Alves da Silva (Aclimação)
Tecnologia inovadora permite que som das caixas
seja gerado pelas pedaladas dos foliões.
Pelo quInto ano consecutivo, o Carnaval paulistano apresentará um bloco com uma proposta focada na Sustentabilidade, cuja energia é gerada pelas pedaladas dos foliões. O Bloco do Pedal utiliza uma tecnologia inédita no mundo do Carnaval. “As pedaladas dos foliões geram a energia necessária para as marchinhas carnavalescas. Para pular, precisa pedalar”, afirma o engenheiro eletricista José Carlos Armelin, sócio da empresa Pedal Sustentável em parceria com a cantora e produtora Filó Silva, que há mais de dez anos estuda a aplicação de tecnologias alternativas no uso de bicicletas.
O Bloco do Pedal é composto por oito bicicletas instaladas em uma plataforma móvel. Duas bicicletas são adaptadas especialmente para o Carnaval – para cadeirantes, que poderão pedalar com as mãos; a outra, em tamanho menor, será voltada para crianças, que assim poderão se divertir ao lado dos pais. O sistema desenvolvido pelo Pedal Sustentável não utiliza armazenamento de energia em baterias e tampouco uso de tomadas elétricas, eliminando assim o acúmulo de resíduos sólidos.
Haverá ainda a presença, da bateria inclusiva Tomótimo, comandada pelo diretor JaimeS. A bateria contará com percussionistas portadores de necessidades especiais (visual, motora e/ou mental), em uma experiência inovadora no carnaval paulistano.
Outra novidade é o Chuveirinho no Pedal, um equipamento semelhante aos existentes em alguns parques públicos. O chuveirinho ficará em uma roda de bicicleta, a dois metros de altura, e será acionado pelas pedaladas, gerando gotículas para refrescar os foliões.
Bloco do Pedal
Dia: 15 de fevereiro (sábado), das 13hs às 18hs
Local: Praça Rosa Alves da Silva – Rua Machado de Assis, esquina com Rua Guimarães Passos, na Aclimação (a 500 metros do metrô Ana Rosa)

Postar um comentário